Você tem certeza do que está fazendo?


Analisando a História de Esaú e Jacó, vemos como algo que em um determinado momento se parece urgente, nos faz esquecer do que é prioridade em nossas vidas.

Segundo a tradição, o filho primogênito tinha direitos exclusivos. Naquele tempo, ser o primogênito era garantia de vantagens em relação aos demais irmãos.
Um dia, quando Jacó estava cozinhando um ensopado, Esaú chegou do campo, muito cansado, pediu para o irmão a comida que ele estava preparando, e Jacó respondeu que lhe daria da comida em troca dos direitos de filho mais velho do irmão. Esaú que não dava valor aos seus direitos, fez um juramento e assim passou a Jacó os seus direitos de filho mais velho.

“E Jacó deu pão a Esaú e o guisado de lentilhas; e ele comeu, e bebeu, e levantou-se, e saiu. Assim desprezou Esaú a sua primogenitura.” (Gênesis 25:34)

Esaú era imediatista,  não lhe importava a primogenitura, mesmo que este direito envolvesse autoridade e superioridade sobre a família, porção dobrada da herança paterna e benção especial do pai, ele trocou tudo por um pedaço de pão e um guisado de lentilhas.

E nós, quantas vezes em um momento de desespero, de acharmos que Deus “sumiu” do controle de nossas vidas, tomamos uma atitude estúpida qualquer? Quantas vezes, ao orarmos e acharmos que Deus não está nos ouvindo, ou demorando demais, tomamos uma decisão errada e precipitada?
Muitas vezes não sabemos esperar as promessas e cedemos as pressões por achar que naquele momento de nada adianta essas promessas, pois no momento elas não podem ajudar.

Assim como Esaú, nós tantas e tantas vezes não valorizamos o que Deus tem prometido para nós, ficamos murmurando e reclamando. Na nossa pressa em busca de uma solução rápida, para um problema qualquer, agimos com insensatez e não esperamos em Deus. Com isso podemos até resolver o problema imediato,mas  a que conseqüências?

A bíblia diz que “a prova da vossa fé opera a paciência.” Tiago 1:3

 Esaú matou sua fome sim. Mas quando chegou a hora de receber sua promessa , ele já à tinha rejeitado e Jocó acabou tomando sua benção.
 Mais tarde Esaú se arrependeu profundamente “...E levantou Esaú a sua voz, e chorou.” (Gênesis 27:38)

Não tome nenhuma decisão sem ter a certeza que é a vontade de Deus para tua vida. Tenha calma, mesmo diante as dificuldades.  Ore e espere por uma resposta, certamente ela virá. Atitudes precipitadas sem o direcionamento de Deus, tem resultados catastróficos lá na frente.

Tenha uma atitude de fé amado, Porque andamos por fé, e não por vista. (2 Coríntios 5:7)



Nenhum comentário: