Gênesis 22 - Fé e obediência




“E aconteceu depois destas coisas, que provou Deus a Abraão, e disse-lhe: Abraão! E ele disse: Eis-me aqui." Gênesis 22:1




A palavra de Deus relata aqui um momento em que Deus “prova” seu filho e servo Abraão. O que é provar? É experimentar; submeter à prova; fazer conhecer, verificar a qualidade, fazer avaliação. Note também que prontamente Abraão responde ao chamado “Eis-me aqui!”.

Em Gênesis 22:1-2, temos a prova, o teste: 

“E disse: Toma agora o teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto sobre uma das montanhas, que eu te direi."

Deus colocou Abraão à prova, pedindo Isaque, o filho da promessa, como sacrifício. Veja como Deus caracteriza Isaque, “teu único filho”, “a quem amas”. Isso mostra que Deus sabe da importância e do valor do Seus pedido e da dificuldade que deveria ser para Abraão obedecer. Mas Abraão obedece e de pronto, parte para Moriá.

O versículo 4 diz que eles andaram durante 3 longos dias e no terceiro, quando avistou o local indicado, Abraão mostra de sua fé, falando aos seus servos: "Esperai aqui, com o jumento; eu e o rapaz iremos até lá e, havendo adorado, voltaremos para junto de vós". Abraão acreditava que, de algum modo, ele voltaria com Isaque! Abraão considerou que Deus era poderoso até para ressuscitá-lo. 
Quando Isaque perguntou a Abraão onde estava o cordeiro para o holocausto, novamente Abraão fez uma afirmação de fé: "Deus proverá para si o cordeiro para o holocausto" Gênesis 22:8.

Quando chegaram ao local designado por Deus e Abraão iria imolar o filho, o Anjo do Senhor o impediu. Eis o resultado da prova, Abraão tinha passado no teste: ”...porquanto agora sei que temes a Deus, e não me negaste o teu filho, o teu único filho.” Gênesis 22:12

No lugar de Isaque, Abraão ofereceu um cordeiro que estava preso pelos chifres entre os arbustos daquele lugar. Abraão deu àquele lugar o nome de "O SENHOR Proverá" 

Neste momento Deus faz uma promessa, um juramento à Abraão, de abençoar e multiplicar sua descendência, Deus garante a vitória da descendência de Abraão sobre seus inimigos e diz que através dela serão benditas todas as nações da terra! 



Deus então termina o dialogo dizendo que tudo isso é resultado da obediência : 

“porquanto obedeceste à minha voz.” 
 Gênesis 22:18

Nenhum comentário: