Salmo 1

Justo é aquele que pratica e obedece a Palavra de Deus, que vive e age de forma justa e anda no caminho do amor e do bem; enquanto que ímpio é aquele que não pratica nem obedece a Palavra de Deus, que está sempre declinando para o que é mal e perverso.

E no Salmo 1 temos a diferença entre a atitude do justo e do ímpio para com a Lei de Deus.

O salmista começa dizendo que o homem justo é bem-aventurado. Na Bíblia uma pessoa bem-aventura é aquela que desfruta do favor e da graça de Deus. O homem justo possui plena alegria e satisfação no Senhor.

O salmista diz que a pessoa reta “não anda no conselho dos ímpios” e “não se detém no caminho dos pecadores” Ímpios e pecadores estão ativamente envolvidas com o mal. O justo não anda segundo o conselho dessas pessoas porque ele é guiado pela Palavra de Deus.

E o salmista também diz que a pessoa reta “não se assenta na roda dos escarnecedores”. Os escarnecedores são aqueles que debocham e ridicularizam o bem e as coisas que vem de Deus;

Veja bem que o homem justo “não anda”, “não se detém” e “não se assenta”, ou seja, EVITA o que não é bom para ele.

Ao mesmo tempo que o justo evita o que é ruim, ele pratica o que é bom, ele tem prazer na Lei do Senhor, e medida nela dia e noite.

O salmista revela que o justo é exatamente o oposto do ímpio, pois enquanto que o justo é como a árvore plantada num solo onde há corrente de águas, algo que é forte e que dá frutos e tem raízes profundas, o ímpio é como a palha que o vento dispersa, referindo-se ao que é frágil, inútil e sem valor.

Então o salmista diz que “o Senhor conhece o caminho dos justos”, ele não está apenas dizendo que Deus sabe como o justo deveria agir, mas ele está se referindo a um conhecimento pessoal e intimo entre Deus e seus justos. Isso significa que Deus conhece CADA JUSTO e se envolve ativamente de forma íntima no estilo de vida dele.

O Salmo 1 nos ensina que o justo é bem-aventurado, e isso é fruto de sua obediência e relacionamento íntimo com Deus. O justo é dirigido pela Palavra de Deus. Também nos ensina que aos olhos do mundo, os ímpios até podem ser ricos e fortes, mas do ponto de vista de Deus, são desprezíveis, frágeis e destinados ao julgamento.

E o mais importante é que o justo sempre está amparado por Deus. Ainda que ele tenha que enfrentar muitas dificuldades e aflições, na sua vida, nada foge do controle de Deus; o Senhor o conhece intimamente e não permite que ele termine em ruína como o ímpio.


________________________________


BÍBLIA 


Salmos 1

1 Como é feliz aquele
que não segue o conselho dos ímpios,
não imita a conduta dos pecadores,
nem se assenta na roda dos zombadores!

2 Ao contrário, sua satisfação
está na lei do Senhor,
e nessa lei medita dia e noite.

3 É como árvore plantada
à beira de águas correntes:
Dá fruto no tempo certo
e suas folhas não murcham.
Tudo o que ele faz prospera!

4 Não é o caso dos ímpios!
São como palha que o vento leva.

5 Por isso os ímpios
não resistirão no julgamento
nem os pecadores na comunidade dos justos.

6 Pois o Senhor aprova o caminho dos justos,
mas o caminho dos ímpios leva à destruição!

Nenhum comentário: