Gênesis 23 – A morte e o sepultamento de Sara



Sara é a única mulher cuja idade no momento de morrer é mencionada nas Escrituras, 127 anos. 

Isaque tinha 37 anos quando sua mãe faleceu.


Ela morreu em Hebrom, terra de Canaã.

A Bíblia nos diz que Abraão sofreu e chorou a morte de Sara, indo depois em busca de um lugar para sepultar sua amada.


Apesar de Abraão ser estrangeiro em Hebrom, queria que sua esposa fosse enterrada ali porque acreditava na promessa de Deus, ele entendia que o futuro de sua descendência estava naquela terra.

Abraão estava na terra prometida, mas legalmente ela ainda não era dele. Os moradores de Hebrom possuíam suas terras por herança, não sendo costume vender qualquer parte a estrangeiros que morassem entre eles, como Abraão.

Entretanto os filhos de Hete, atendendo ao pedido de Abraão, lhe ofereceram de graça, o uso de uma das suas melhores sepulturas. Eles tinham muito respeito por Abraão, a quem chamaram de príncipe de Deus.

“Ouve-nos, meu senhor; príncipe poderoso és no meio de nós; enterra a tua morta na mais escolhida de nossas sepulturas; nenhum de nós te vedará a sua sepultura, para enterrar a tua morta.” Gênesis 23:6

Mas Abraão não queria um lugar emprestado, assim, insistiu em adquirir uma caverna para esse fim.

O proprietário, Efrom, então veio até o lugar onde se faziam os negócios, à porta da cidade, e se assentou no meio do povo que se ajuntava ali: estas eram as testemunhas. 

Fez uma proposta, generosa não só pela caverna, mas também o campo onde ela se encontrava, onde o valor era irrisório.

Abraão respondeu inclinando-se diante do povo e declarando que, se Efrom de fato concordava em desfazer-se do terreno (com a caverna), ele queria pagar o preço justo pela caverna e o campo.

Efrom retrucou educadamente que o preço não era importante, mas não deixou de dizer o valor.

“Meu senhor, ouve-me, a terra é de quatrocentos siclos de prata; que é isto entre mim e ti? Sepulta a tua morta.” Gênesis 23:15

Abraão imediatamente pagou-lhe o preço estipulado.

Assim Abraão era legalmente dono do campo onde sepultou Sara, dentro da caverna. Local onde mais tarde, tanto ele próprio como Isaque, Rebeca, Lia e Jacó também foram sepultados.





Tempos depois os árabes muçulmanos, que se consideram descendentes de Abraão através de Ismael, construíram uma mesquita sobre a caverna, que ainda se encontra lá, no centro da atual cidade de Hebrom.

Nenhum comentário: