Gênesis 24 - Uma esposa para Isaque



Após a morte de Sara, quando Isaque já estava com 40 anos, Abraão decide arrumar uma esposa para seu filho. 


Abraão não queria que Isaque casasse com uma Cananéia, então resolve chamar seu servo de maior confiança Elezier (o mais velho da casa), fazendo-o jurar que traria uma esposa da sua terra de origem, da sua parentela na Mesopotâmia para casar-se com Isaque.

 Abraão quer uma esposa que também adorasse ao Deus de Abraão, mas por causa da preocupação de seu servo em não ser bem sucedido na empreitada, disse a Elezier que se ela não quisesse vir com ele, Eliezier estaria livre do juramento.

Abraão confiava em Deus, e sabia que o Senhor estaria junto na escolha da esposa para o filho da promessa. Ele sabia que a missão seria bem sucedida e que Eliezer traria uma esposa escolhida por Deus para Isaque.

Elezier tomou dez camelos do seu senhor e partiu para a Mesopotâmia, a cidade de Naor. Chegando ao seu destino ajoelhou seus camelos fora da cidade, junto ao poço, na hora em que as mulheres saiam para tirar água (Gn 24:11). Neste momento ele ora, pedindo o direcionamento e a orientação de Deus, que Ele lhe indicasse a jovem que desejava para Isaque.

E sucedeu que, antes que ele acabasse de falar, eis que Rebeca, que havia nascido a Betuel, filho de Milca, mulher de Naor, irmão de Abraão, saía com o seu cântaro sobre o seu ombro. Gênesis 24:15

Antes que Eliezer terminasse a oração, Deus enviou Rebeca, neta de Naor que foi irmão de Abraão. Deus escolheu uma mulher bondosa, de bom coração (Gn 24:18), formosa e virgem (Gn 24:16) para ser a esposa de Isaque.

Então Eliezer se aproximou e pediu para beber da água de seu cântaro. E ela disse: Bebe meu senhor, e abaixou o cântaro sobre sua mão e deu-lhe de beber. E acabando ela de dar-lhe de beber, disse: Tirarei água também para seus camelos até que acabem de beber.

 Eliezer queria ter certeza de que aquela era a mulher que Deus escolhera, então começou a observar as características dela. Ele percebeu que Rebeca pertencia a uma boa família, era virgem e formosa, demonstrava bondade e disposição para o trabalho.

Depois que os camelos saciaram a sede, tomou Eliezer um pendente e duas pulseiras de ouro e deu a Rebeca perguntando de quem ela era filha. Ela respondeu: “Sou filha de Betuel, filho de Milca, o qual deu a Naor” e convidou-o para pousar em sua casa.

Então Eliezer inclinou-se e adorou o Senhor.

“E disse: Bendito seja o SENHOR Deus de meu senhor Abraão, que não retirou a sua benevolência e a sua verdade de meu senhor; quanto a mim, o SENHOR me guiou no caminho à casa dos irmãos de meu senhor.” Gênesis 24:27

Rebeca sai correndo e vai contar essas coisas para sua família. Quando o irmão de Rebeca, Labão ouviu a história e viu os presentes que ela ganhou, ele saiu correndo ao encontro de Eliezer: “E disse: Entra, bendito do Senhor; por que estás fora? pois eu já preparei a casa, e o lugar para os camelos.”Gênesis 24:31

Na casa de Rebeca, Eliezer foi hospedado e muito bem tratado. Eliezer contou toda a história para o irmão e o pai de Rebeca, falando de Abraão e seu filho Isaque, pedindo assim que eles entregassem Rebeca para ir com ele e casar-se com Isaque. Eles então perguntaram a Rebeca se ela queria ir. Ela aceitou, indo ao encontro de seu futuro marido, com a benção do pai e do irmão.

“E abençoaram a Rebeca, e disseram-lhe: Ó nossa irmã, sê tu a mãe de milhares de milhares, e que a tua descendência possua a porta de seus aborrecedores!”Gênesis 24:60

Quando estavam chegando na casa de Abraão, Isaque viu ao longe os camelos e foi ao encontro deles. Eliezer contou a ele o que aconteceu. Isaque levou Rebeca para a tenda de sua mãe, casou-se com ela e a amou.

“E Isaque trouxe-a para a tenda de sua mãe Sara, e tomou a Rebeca, e foi-lhe por mulher, e amou-a. Assim Isaque foi consolado depois da morte de sua mãe.” Gênesis 24:67


Assim Isaque casou-se com sua bela prima Rebeca, que foi sua única esposa e, aproximadamente, vinte anos mais tarde ela deu a luz a dois filhos: Esaú e Jacó.


Nenhum comentário: