Resumo do livro de Gênesis

Através da leitura de Gênesis nós aprendemos sobre a origem do mundo e do ser humano. Os planos originais de Deus para um relacionamento íntimo e pessoal com o homem e como esse relacionamento foi prejudicado através da desobediência, do pecado.

Também contemplamos a soberania e o poder de Deus, assim como seu cuidado e amor com a sua criação.

Aprendemos neste livro como ocorreu o primeiro pecado e suas consequências, mas também vimos que a partir desse, muitos outros sucederam e toda a humanidade sofreu seus efeitos.

Vimos que a terra encheu-se tanto de violência ao ponto de Deus decidir destruir sua criação. Mas Deus mostrou misericórdia por Noé, que era um homem justo. Através de Noé, oito pessoas foram salvas.

E através dessas pessoas a terra foi repovoada. Com o passar do tempo a humanidade se rebelou novamente contra Deus, acarretando muitas consequências entre elas a confusão de línguas, espalhando a humanidade e tornando-a bastante diversa e complexa.

Mas no decorrer da leitura pudemos ver a graça de Deus na vida de um homem e uma mulher, Abrão e Sarai, cujo descendente estenderia as bênçãos do Senhor a todas as pessoas, em todos os lugares.

Por meio do filho prometido a Abraão, todas as pessoas da terra poderiam tornar-se o povo de Deus, e todas as línguas poderiam louva-lo.

Esta profecia de Gênesis 12:1-3 predisse a vinda de Jesus Cristo cerca de 2.000 anos antes do seu nascimento.

Então, aprendemos sobre a fé obediente de Abraão, Isaque, Jacó e José e descobrimos como esta família chegou ao Egito, onde passou gerações na escravidão.

Em resumo, este importante livro das Escrituras nos ensina:

- Que o mundo não é eterno, mas foi criado por Deus e começou a existir;

- Que Deus criou o homem a sua imagem e semelhança com o objetivo de vivermos em liberdade e obediência com ele em perfeito relacionamento;

- Que esse relacionamento foi corrompido por causa da desobediência do homem, e que o pecado acarretou um destino de morte;

- Que Deus é bom e, por isto, fez o mundo muito bom. Se o homem teve que lidar com o mal no mundo, não vem de Deus, mas é consequência do pecado cometido pelo próprio homem;

- Mas principalmente que Deus vem trabalhando para restaurar seu relacionamento com a humanidade traçando um plano perfeito para que possamos viver em liberdade com Ele, redimidos do pecado.


Nenhum comentário: