Gênesis 26 - Isaque filho de Abraão



Neste texto da bíblia, vemos primeiramente que as coisas nem sempre são fáceis na vida do Cristão, assim como não foi também para o filho da promessa, pois havia fome na terra prometida... Gênesis 26:1


E nestes momentos quando Deus parece não estar por perto, Ele está, e nos orienta nas decisões a serem tomadas “E apareceu-lhe o Senhor, e disse: Não desças ao Egito; habita na terra que eu te disser” Gênesis 26:2

Mas mesmo com as dificuldades e o passar dos anos as promessas de Deus nunca mudam. As mesmas palavras ditas a Abraão, são confirmadas para Isaque. E Isaque obedece e permanece na terra onde Deus ordenou que ficasse, mas comete o mesmo erro que seu pai Abraão cometera no passado, contando a mesma mentira de que sua esposa é sua irmã.  

Deus, em sua infinita misericórdia, faz com que Abimeleque descobrindo a mentira, repreenda Isaque e impeça que outros homens possuam sua mulher, permitindo que eles permaneçam e vivam ali.

"E disse Abimeleque: Que é isto que nos fizeste? Facilmente se teria deitado alguém deste povo com a tua mulher, e tu terias trazido sobre nós um delito." Gênesis 26:10

Ali, Isaque plantou e colheu, sendo grandemente abençoado por Deus,  adquiriu grande riqueza e tornou-se poderoso.

Os Filisteus invejaram Isaque devido às bênçãos que Deus havia lhe dado e o mandaram embora de suas terras. Isaque então voltou para as terras que seu pai outrora habitou e as bênçãos de Deus o acompanharam.

Isaque gentilmente saiu da cidade e armou suas tendas na planície. Gerar se encontrava à beira do deserto, e água era uma substância muito preciosa.

Quando alguém cavava um poço, ele assumia o direito de propriedade ao terreno. Alguns eram até trancados para que a água não fosse roubada. Atulhar, fechando o poço de alguém, era considerado um dos maiores crimes naquela terra.

Isaque tinha todo o direito de reagir quando fizeram isso com ele, mas preferiu manter a paz. Pacientemente ele abriu outra vez os poços de seu pai, mantendo os mesmos nomes.

Isaque nos dá um bom exemplo de como o Cristão deve evitar a disputa. Ele não foi um homem vingativo.  Muitos nós  se tornam tão embaraçados com os negócios desta vida, que perdem a alegria de caminhar com Deus...

Após Isaque deixar para trás as contendas, ele encontrou comunhão com Deus.

E apareceu-lhe o Senhor naquela mesma noite, e disse: Eu sou o Deus de Abraão teu pai; não temas, porque eu sou contigo, e abençoar-te-ei, e multiplicarei a tua descendência por amor de Abraão meu servo.
Então edificou ali um altar, e invocou o nome do Senhor, e armou ali a sua tenda; e os servos de Isaque cavaram ali um poço.  Gênesis 26:24,25

E as bênçãos de Deus na vida de Isaque foram tantas que assustou os Filisteus e estes com medo reconheceram que o Senhor era com ele. Então ofereceram a Isaque um acordo de paz.

E eles disseram: Havemos visto, na verdade, que o Senhor é contigo, por isso dissemos: Haja agora juramento entre nós, entre nós e ti; e façamos aliança contigo.
Que não nos faças mal, como nós te não temos tocado, e como te fizemos somente bem, e te deixamos ir em paz. Agora tu és o bendito do Senhor. Gênesis 26:28,29


Isaque sem guardar magoa ou rancor, ofereceu-lhes um banquete  firmando assim a aliança entre eles. 

Logo depois, nesse mesmo dia, os servos de Isaque lhe deram a boa notícia que haviam encontrado água. Isaque chamou o poço de Seba, juramento, e a cidade que ali foi construída tomou o nome de Berseba, poço do juramento.


O capítulo termina dizendo que Esaú (filho de Isaque) tomou para si duas esposas, ambas dentre os heteus.

Abraão sabiamente não permitiu que Isaque tomasse esposa dentre os cananeus, sujeitos à maldição de Noé. 
Isaque, no entanto, não impediu que seu filho preferido Esaú o fizesse, e essas duas esposas se tornaram amargura de espírito para ele e sua esposa.
Era a prerrogativa dos pais escolherem esposas para seus filhos, mas aqui foi Esaú quem tomou a iniciativa, revelando outro mau aspecto do seu caráter.

Nenhum comentário: