Mateus 12 "A casa Vazia"


Imaginem uma casa, limpa, arrumada, com tudo em ordem. Esta casa está pronta para ser transformada em um lar.

Mas essa casa só está assim porque ela foi restaurada. O dono da casa, expulsou o último morador porque ele a estava destruindo, quebrando tudo e deixando um rastro de sujeira. Mas o dono, apesar de restaurar e deixar a casa linda e atraente, não colocou um novo morador na casa, deixando ela vazia...

Agora imagine que o antigo morador, aquele que transformou a casa em um local sujo, bagunçado e destruído, andou por diversos lugares, mas não conseguiu moradia.

Nesse meio tempo ele reencontra sete amigos, muito mais bagunceiros e destruidores do que ele.

Então ele resolve ver se a antiga casa ainda está vazia para tentar fazê-la novamente de moradia para ele e seus amigos.

Para alegria do antigo morador, a casa está vazia e então ele pôde retornar a ela, junto aos outros sete, muito piores do que ele.

Coitada daquela casa, não é mesmo? 
No meu entendimento, foi isto que Jesus estava mostrando, através desta parábola da casa vazia, em Mateus 12:43-45

"E, quando o espírito imundo tem saído do homem, anda por lugares áridos, buscando repouso, e não o encontra.
Então diz: Voltarei para a minha casa, de onde saí. E, voltando, acha-a desocupada, varrida e adornada.
Então vai, e leva consigo outros sete espíritos piores do que ele e, entrando, habitam ali; e são os últimos atos desse homem piores do que os primeiros. Assim acontecerá também a esta geração má." 

Quando um espírito imundo sai da vida da nossa vida e ela é limpa, arrumada e restaurada, ela precisa ser imediatamente habitada pelo Espírito Santo, o melhor dos moradores.

É importante entregarmos o controle das nossas vidas inteiramente ao Senhor.

Nos relacionarmos com Deus é fundamental neste processo. Em meio a esta correria de todos os dias, com cobranças de todos os lados, precisamos encontrar um tempo e priorizar o relacionamento com nosso Pai.

Para isso, um tempo a sós com Deus é fundamental. Priorizar este momento, entender que todo restante na nossa vida depende disso.

Nós precisamos entender que precisamos levar a sério e reservar um tempo nas nossas vidas para termos relacionamento com Deus e sermos habitação do Espírito Santo. É o que vai garantir que o antigo morador não encontre oportunidade de novamente habitar e muito menos com mais sete espíritos.

 O Senhor mesmo nos escolheu para habitação. Pois lá em 1 Coríntios 3:16 diz:

“Não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?”

Então, é aí que precisamos tomar uma decisão:

- Vamos deixar a casa suja, bagunçada e destruída?

- Vamos deixar a casa limpa, arrumada e restaurada, mas vazia?

- ou vamos ser morada do Espirito Santo de Deus e assumir esse compromisso¿

Então amados irmãos, quero deixar aqui minha oração para que Deus abençoe cada um de nós e nos guarde. Que Ele nos conduza e governe sendo realmente soberano nas nossas vidas. Que possamos caminhar juntos, sem desistir. Que estejamos sempre com o Espirito Santo habitando dentro de nós. Amém.

Nenhum comentário: