Mateus 8 e 9 "Queres ser curado?"

"E percorria Jesus todas as cidades e aldeias, ensinando nas sinagogas deles, e pregando o evangelho do reino, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo."  (Mateus 9:35)

Percebemos nesses capítulos que nos atos de cura e nos milagres de Jesus, se manifesta a realidade daquilo que Ele prega e ensina.

 Ele restaura a vida não para provar que o Reino chegou. Mas PORQUE o Reino chegou e o Tempo se cumpriu é que as coisas começam a ser de um jeito diferente.

E isso é muito importante para nós hoje. Porque nós também vivemos dias de vidas quebradas, destruídas, machucadas, feridas, doentes. Vivemos dias de corpos doentes, casamentos doentes, carreiras e profissões doentes e machucadas. 

 Nós vivemos num mundo adoecido. Nos relacionamos com pessoas adoecidas. 

O Evangelho de Jesus é Deus entrando num mundo quebrado, em que eu e vc vivemos e  Jesus entra nele para restaurá-lo. 

Ser salvo e resgatado do pecado e de todas as suas implicações e consequências aqui na terra,  significa sermos aquilo para o qual fomos criados para ser. 

Significa a restauração dos nossos relacionamentos, a reconciliação da nossa vida com Deus, com o próximo e conosco mesmo.

Ser curado significa que isso vai mudar o meu jeito de viver. Por exemplo, um paralítico que levanta, pega a sua cama e começa a andar, ele vai ter que trabalhar. Talvez ele tenha vivido muitos e muitos anos com algumas pessoas cuidando dele, carregando para lá e para cá. E talvez até usando-o para ganhar algum dinheiro. Mas agora ele vai ter que trabalhar. 

E muitas vezes nós não queremos essa mudança, não só do ponto de vista físico, mas do ponto de vista  espiritual.

Muitas vezes preferimos viver como vítimas. 

 É por isso que Jesus muitas vezes pergunta essa pergunta aparentemente estranha, quando Jesus diz: “Queres ser curado?”. Por que que Jesus pergunta? A resposta poderia ser um claro “Sim”. 

Mas será? Será que eu quero ser curado de minha cegueira? 
Será que eu quero ser curado da minha surdez? 
Será que eu quero ser curado das minhas inúmeras dependências emocionais, dos vícios emocionais que eu construí ao longo de minha vida?

 Nós temos uma grande resistência em querer ser livres. Porque ser livre representa assumir uma responsabilidade que nós muitas vezes não temos e não queremos.

Quando aceitamos a soberania de Deus na nossa vida, e recebemos a Graça de Jesus. Somos curados, mas para levantarmos e sermos, agora úteis no Reino. 
Assumirmos nossa parte, nossa responsabilidade. Agora somos discípulos, e como tais imitadores de Cristo. 

A leitura de hoje termina dizendo que "...a colheita é grande mas os trabalhadores são poucos..."



Minha oração hoje, em obediência a Jesus é: 

Pai amado e soberano Deus, cura, levanta e capacita mais de nós, para trabalharmos na tua seara, com corações humildes e cheios de compaixão e amor pelo teu povo e  nossos irmãos. 🙏

Nenhum comentário: