Gênesis 27 - A vontade de Deus SEMPRE PREVALECE

Jacó e Rebeca tinham suas predileções em relação aos filhos, mas nada do que eles fizerem motivados por essa predileção, pôde alterar os planos de Deus.

"E amava Isaque a Esaú, porque a caça era de seu gosto;  
Mas Rebeca amava a Jacó. “   Gênesis 25:28

Isaque por amar mais Esaú quer dar benção melhor a esse filho, mas Deus já havia deixado claro que havia escolhido Jacó desde o ventre. “E o Senhor lhe disse: Duas nações há no teu ventre, e dois povos se dividirão das tuas entranhas, e um povo será mais forte do que o outro povo, e o maior (Esaú) servirá ao menor (Jacó).” Gênesis 25:23

Deus amou e escolheu Jacó antes dele nascer, mas Isaque não dá importância a isso e decide abençoar aquele que ele mesmo gosta mais.
Aqui vemos que Deus apesar das decisões e atitudes erradas dos homens, Ele direciona as coisas para que tudo aconteça de acordo com a Sua soberana vontade e Seus planos acabam se cumprindo de qualquer maneira, mostrando que está no controle total de TUDO.
Isso nos ensina que apesar de sermos seres humanos cheios de pecado, que erramos e fazemos más escolhas, a nossa vida está sendo governada por um Deus soberano, e Ele usa até mesmo os nossos erros para o nosso aprendizado. Porque Deus é Deus.
Em Gênesis 27:6, Deus permite que Rebeca escute a conversa de Isaque e planeje um plano para que a benção seja dada a quem Ele queria desde o principio, Jacó.   “ Então falou Rebeca a Jacó seu filho, dizendo: Eis que tenho ouvido o teu pai que falava com Esaú teu irmão
Como Isaque já estava com a visão muito ruim, acabou sendo enganado caindo na armadilha de Rebeca e Esaú, e deu a benção à Jacó pensando ser Esaú.

Acontece que Deus usa as atitudes erradas de Jacó e Rebeca para que a Sua vontade prevaleça e Jacó seja abençoado. Mas isso não anula as consequências dessas más atitudes; Rebeca nunca mais vai ver o filho que tanto ama, pois esse teve que fugir de casa porque Esaú o ameaçou de morte. Jacó vai para o deserto, sofre muito e é neste momento que Deus trabalha na vida dele e constrói um relacionamento com ele.

Jacó nasceu segurando no calcanhar do seu irmão. Ele aproveitou um momento de fraqueza do seu irmão, para arrancar-lhe o direito de primogenitura. Ele aproveitou um momento de cegueira do seu pai, para mentir para ele e se passar como se fosse Esaú. Ele mentiu em nome de Deus e roubou a bênção que Isaque intentava dar a Esaú. Ele enganou, mentiu, traiu. Mas a despeito de quem era, Deus o amou e continuou investindo na sua vida.

Assim é o amor de Deus por nós. Ele nos ama apesar de nós. Nós pecamos, mas Ele continua nos amando e investindo em nós.

Nossas vidas é uma sucessão de escolhas certas e erradas, mas Deus está sempre no controle. 

9 comentários:

Unknown disse...

Abençoadas palavras. Trouxe grande refrigerio à minha alma.

Unknown disse...

Amém 👏

Unknown disse...

Amém Glória a DEUS

Anônimo disse...

Glória a Deus!!
Esse estudo trouxe esclarecimento sobre a Palavra de Deus para mim.
Que Jesus te abençoe.

Anônimo disse...

Glória a Deus ��

Dj Robirock disse...

Me trouxe conforto num momento de grande angústia e tristeza!!! Glória a Deus!!!!

Unknown disse...

Amém,entendi que mesmo pecando os planos de Deus continua sendo que pagamos o preço por desobedecer..

Unknown disse...

Gloria a Deus esse estudo esclareceu as minhas dúvidas sobre esse texto Deus abençoe muito obrigada

Unknown disse...

Gostei, Isso nos deixa claro nunca se precipita, Para a Promessa Acontece Logo, Se Deus Prometeu, Acontece Naturalmente. Evite problemas para tua vida, Jacó e Rebeca teve que sofre a consequência de seus erros, mais lá na frente a promessa se cumpriu sobre a vida de Jacó. Fiel é Aquele Que Prometeu 😍🙏 Graça E Paz