O que aprendemos com Gênesis 1 e 2

Nestes capítulos primeiros da bíblia, Deus não se revela como aquele que cura, que restaura, que salva... mas simplesmente como CRIADOR de todo o universo.

Todas as coisas que foram criadas, foram pelo PODER da PALAVRA de Deus.

Em muitas passagens a bíblia diz que precisamos crer e ter fé, para que as coisas aconteçam em nossas vidas, mas aqui em Gênesis, não há o exercício da fé ou interferência do homem. 

Há simplesmente a manifestação da Soberania do poder de Deus.

As coisas passam a existir pelo poder do “Haja!” de Deus. Ele aqui manifesta Seu poder através da Sua inerente palavra, que não volta vazia, mas antes vai e faz aquilo que Lhe apraz.

Em Gênesis 1 e 2 podemos observar a SOBERANIA de Deus sobre todas as coisas:

1º Deus é anterior a todas as coisas. Ele já existia, antes de qualquer coisa;

2º Deus é criador de todas as coisas, absolutamente tudo procede Dele;

3º Absolutamente tudo está subordinado a Deus.

4º Deus da vida.

Deus é o Deus vivo e o Deus da vida. Justamente, porque Deus é vida e dá a vida, ele não é um ser passivo, habitante de um céu distante. Por ser vivo, Deus é essencialmente ativo: cria o Universo e o homem, comunica-se com suas criaturas, dirige e intervém na história.

Quando Deus criou Adão, perfeito nos mínimos detalhes, mas para ser chamado "homem" e não “boneco de barro”, faltava-lhe o mais importante — a vida. Só de posse do sopro divino é que Adão podia ser qualificado como "ser vivente".

Algo muito interessante de se observar aqui em Gênesis é a diferença entre a criação do ser humano e a criação do mundo. O mundo foi chamado à existência: "E disse Deus haja... (tal coisa), e houve... (tal coisa)”. Mas o homem foi feito por Deus: "E disse Deus: façamos o homem..."; e "formou Deus o homem do pó da terra, e soprou-lhe nas narinas o fôlego da vida". 

Tais expressões sugerem um envolvimento mais íntimo de Deus na criação do ser humano, como se o Criador o tivesse feito com suas próprias mãos, com toda dedicação e carinho (ver Salmos 119.73). O processo teve duas etapas. Primeiro Deus planejou o ser humano, logo o tornou realidade. 

Somos Criaturas de Deus e devemos obediência a Ele.

Nenhum comentário: