Oseias 2 - A Fidelidade de Deus



Deus é como um marido bondoso e carinhoso. Seu povo é sua noiva. 



Esse relacionamento foi dramatizado na vida do profeta Oseias, a quem Deus pediu para casar com uma mulher promiscua.

O amor de Deus profundo, eterno, paciente, persistente e incondicional, é um modelo de fidelidade para nosso relacionamento de amor com Deus, e também com nosso cônjuge.

Esse livro faz uma analogia do relacionamento e da traição do povo de Israel em relação a Deus.

Aqui aprendemos sobre a infidelidade na idolatria e na ingratidão.

O povo de Israel recebia muitas bênçãos de Deus, era mantido por Deus, mas eles apresentavam ofertas (parte daquilo que Deus deu) como agradecimento a outros deuses de nações vizinhas.

Mas acima de tudo isso, apesar da traição e idolatria, Deus continua insistindo e amando seu povo.

Conseguimos ver que ele não desiste de nós e deseja que sejamos fiéis a ele.

Esse capitulo nos deixa uma lição e deixa uma pergunta no ar “Será que nós em nossa vida reconhecemos que TODA boa dadiva, vem do nosso PAI celestial?” Será que temos um coração grato e reverente? Ou será que murmuramos por aquilo que gostaríamos de ter ao invés de agradecer o que já temos?

E como estamos fazendo uso dessas dadivas recebidas?

Será que estamos usando as bênçãos que Deus nos dá, não apenas financeira, mas também a nossa saúde, nossa vitalidade e nossos dons, para abençoar outras pessoas, com um coração generoso e compartilhador?

Amados irmãos, muitas vezes quando lemos a bíblia, pensamos como esse povo do antigo testamento podia ser tão ingrato e murmurador, eu mesma já me fiz várias vezes essa pergunta.

Mas será que nós HOJE agimos de forma diferente? 
Será que nosso coração é realmente fiel a Deus? Será que o amamos acima de todas as coisas e ao nosso próximo como a nós mesmos, como nos ensina Jesus no livro de Mateus que acabamos de ler?

Porque amados irmãos, a promessa de Deus aqui em Oséias 2:19, apesar da nossa traição é: 

“Eu me casarei com você para sempre; eu me casarei com você com justiça e retidão, com amor e compaixão.” 

E você e eu como noivas de Cristo respondemos o que, a esse Deus tão maravilhoso?




Recolhi na bíblia, alguns atos de fidelidade que

Deus espera que tenhamos. 

- Reconhecer a Jesus Cristo como o único Senhor e Salvador e Senhor da sua vida; 

“E em nenhum outro há salvação; porque debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, em que devamos ser salvos.” (Atos 4.12)



- Reconhecer que somos Seus filhos; 
“O Espírito mesmo testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.” (Romanos 8.16) 



- Amar a Deus sobre todas as coisas e ao teu próximo como a ti mesmo; 

“Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todas as tuas forças e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo.” (Lucas 10.27)



- Colocar as suas esperanças em Deus; 

“Ponha a sua esperança em Deus.” (Salmos 42.11b) 



- Fugir de tudo que é mal; 

“Abstende-vos de toda a aparência do mal.” (I Tessalonicenses 5.22) 



- Entregar o dízimo; 

Tragam o dízimo todo ao depósito do templo, para que haja alimento em minha casa. Ponham-me à prova", diz o Senhor dos Exércitos, "e vejam se não vou abrir as comportas dos céus e derra­mar sobre vocês tantas bênçãos que nem terão onde guardá-las. (Malaquias 3:10) 



- Colocar sua vida no centro da Sua vontade; 

“Deleito-me em fazer a tua vontade, ó Deus meu; sim, a tua lei está dentro do meu coração.” (Salmos 40.8) 



- Ajudar o próximo com generosidade; 

“Se alguém tiver recursos materiais e, vendo seu irmão em necessidade, não se compadecer dele, como pode permanecer nele o amor de Deus? Filhinhos, não amemos de palavra nem de boca, mas em ação e em verdade. (1 João 3:17-18) 



- Não prostrar-se diante de imagens;
"Não farás para ti nenhum ídolo, nenhuma  imagem de qualquer coisa no céu, na terra, ou nas águas debaixo da terra. (Êxodo 20:4) 



- Cumprir e praticar os ensinamentos contidos na bíblia; 
“Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos”. (João 8.31b) 



Minha oração hoje amados irmãos é que possamos meditar em nossas próprias vidas, atitudes, pensamentos e analisar se realmente estamos tendo atitudes de fidelidade para com Deus. E se não estivermos, que o Espirito Santo mostre a cada um de nós, onde está nossa infidelidade para que possamos, na força de Deus, mudarmos nossas atitudes e nossos corações. 





Nenhum comentário: