Gênesis 12 – Chamado e obediência de Abraão

Abrão é da nona geração de Sem, filho de Noé, conforme genealogia abaixo. 

Noé pai de Sem, que é pai de Arfaxade, que é pai de Selá, que é pai de Eber, que é pai de Pelegue, que é pai de Réu, que é pai de Serugue, que é pai de Naor, que é pai de Tera, que é pai de Abrão (Abraão). 

Em Gênesis 11:28-30, vemos que Abrão morava em Ur dos caldeus, junto com seus irmãos Naor e Harã (que faleceu e deixou o filho Ló), sua esposa Sara (que era estéril) e seu pai Terá. 

Terá (Gênesis 11:31) resolve pegar Abrão, Sara e Ló e sair de Ur dos caldeus, para ir à terra de Canaã, mas foi apenas até Harã, onde viveu até sua morte aos 205 anos de idade. 

"Ora, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção." (Gênesis 12:1-2) 

A ordem de Deus para Abrão foi muito específica. Foi dito a Abrão, em detalhes, o que ele deveria deixar prá trás. Deveria deixar sua terra, seus parentes e a casa de seu pai. Deus iria fazer uma nova nação. 

A Bíblia diz que Abrão, obedecendo as ordens de Deus, saiu com sua esposa e seus bens de Harã, mas leva também Ló (seu sobrinho do qual fazia parte da “parentela” que Deus mandou deixar), indo em direção a Canaã. O texto informa que Abrão já teria setenta e cinco anos de idade e dá a entender que já tivesse pessoas a seu serviço, embora nenhum filho. 

Deve-se considerar que se Terá gerou Abrão e seus irmãos aos setenta anos (Gênesis 11:26) e faleceu aos duzentos e cinco anos (Gênesis 11:32), quando Abraão deixou Harã o seu pai certamente estava vivo com a idade de cento e quarenta e cinco anos já que o início da viagem do patriarca para Canaã ele tinha uma idade de setenta e cinco, ainda que naquela época a contagem de anos pudesse ser diferente. 

Gênesis 12:6-7 

Depois dessa longa jornada de Harã até Canaã, o primeiro local onde Abraão esteve teria sido em Siquém, no carvalho de Moré, onde habitavam os cananeus. Ali Deus apareceu a Abraão e lhe confirmou a promessa de dar aquela terra à sua descendência. “E apareceu o Senhor a Abrão, e disse: À tua descendência darei esta terra.” (Gênesis 12:7). Então Abraão edificou ali um altar ao Senhor. 

Gênesis 12:8-10 

Abraão cometeu um erro quando desceu ao Egito sem a orientação de Deus. Ele já estava morando em Canaã, mas, por causa da fome, foi à nação vizinha. 

Gênesis 12:11-20 

Ao chegar no país, Abraão temeu que viesse a ser morto por causa da beleza de sua mulher e por isso combinou com ela que dissesse aos egípcios que seria sua irmã, não esposa. 

Assim, o faraó veio a apaixonar-se por Sara e a levou para o seu palácio, passando a favorecer Abraão. Porém, Deus castigou o rei egípcio e este mandou chamar Abraão e lhe devolveu Sara, ordenando também que deixassem o país com os seus bens. 

Gênesis 13:1-4 

A Bíblia narra que Abraão, juntamente com sua esposa e com seu sobrinho Ló, retornou do Egito para a terra de Canaã, para o mesmo local onde havia se fixado ao Sul de Betel (provavelmente Salém). Tornou-se muito rico, possuindo rebanhos de gado, prata e ouro. 

Abraão retornou para Betel onde procurou o altar que havia feito para Deus e o invocou.



Nenhum comentário: