A Tempestade - Marcos 4:35-41



O texto que quero comentar com vocês está em Marcos 4:35-41 

Naquele dia, ao anoitecer, disse ele aos seus discípulos: "Vamos atravessar para o outro lado".

Deixando a multidão, eles o levaram no barco, assim como estava. Outros barcos também o acompanhavam.

Levantou-se um forte vendaval, e as ondas se lançavam sobre o barco, de forma que este foi se enchendo de água.

Jesus estava na popa, dormindo com a cabeça sobre um travesseiro. Os discípulos o acordaram e clamaram: "Mestre, não te importas que morramos? "

Ele se levantou, repreendeu o vento e disse ao mar: "Aquiete-se! Acalme-se! " O vento se aquietou, e fez-se completa bonança.

Então perguntou aos seus discípulos: "Por que vocês estão com tanto medo? Ainda não têm fé? "

Eles estavam apavorados e perguntavam uns aos outros: "Quem é este que até o vento e o mar lhe obedecem? " 

(Marcos 4:35-41) 


Quero iniciar essa meditação no momento em que os discípulos entraram no barco por ordem de Jesus e mesmo assim, enfrentaram uma tempestade. 

Eles estavam no centro da vontade de Deus e mesmo assim tiveram que enfrentar a tempestade. 



Há momentos na nossa vida irmão, que sofremos, não por estarmos fora dos caminhos de Deus, mas por andarmos pelo caminho direito. 


Ser cristão não é viver numa redoma de vidro espiritual. Não é garantia de uma vida tranquila sem tribulação. 

Ao contrário, Jesus mesmo afirma em (João 16:33) que passaremos por aflições, mas por causa Dele podemos ter paz, mesmo em meio a tempestade 


"Eu disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo". (João 16:33) 


A tempestade nos ajuda a entender que podemos confiar em Jesus mesmo quando tudo está fora do NOSSO controle. 

Mas amados irmãos, talvez o maior drama dos discípulos não tenha sido a tempestade em si, mas o fato de Jesus estar dormindo durante a tempestade. 


Na hora do maior aperto dos discípulos, Jesus estava dormindo! E as vezes, temos a sensação de que Deus está dormindo e isso gera uma grande angústia em nossa alma, não é mesmo¿ Quem nunca sentiu isso¿ 


Vejam a pergunta dos discípulos: 

Mestre, não te importas que morramos" (Marcos 4:38) 


A tempestade provoca medo em nós, porque ela é maior do que nós. 


O perigo maior que enfrentavam não era a fúria do vento ao redor deles, mas a incredulidade deles. 

Um dos sentimentos que nos assaltam na hora da tempestade é que Deus não se importa conosco. 


Mas meus queridos, tenham certeza que quando julgamos que Ele está longe ou indiferente, Ele sabe o que está fazendo e SIM Ele está no controle. 


A resposta de Jesus após acalmar o vento e o mar, foi: 

"Por que vocês estão com tanto medo? Ainda não têm fé" (Marcos 4:40) 


Onde o medo prevalece, a fé desaparece. Ficamos com medo porque duvidamos que Deus está no controle. 

Enchemos nossa alma de pavor porque pensamos que as coisas estão fora de controle e que estamos abandonados à nossa própria sorte. 


Queridos, aprendemos com esse texto que, as tempestades que enfrentamos, são escolas de Deus para nos ensinar as maiores lições da nossa vida. Aprendemos mais na tempestade do que nos tempos de calmaria e bonança, pode ter certeza! 


Foi através do livramento da tempestade que eles tiveram uma visão mais clara da grandeza de Jesus. 

Os discípulos que estavam com medo da tempestade estão agora cheios de temor diante da majestade de Jesus. 


O medo dos discípulos vem à tona por um único motivo: eles não sabiam de fato, quem era Jesus. Quando passa o medo da tempestade e da morte, eles são acometidos por um outro tipo de temor; uma sensação de assombro, porque eles entenderam que o próprio Deus estava bem ali, dentro do barco. 

Minha oração hoje amados irmãos é para que entendamos que Jesus está no controle das tempestades que nos ameaçam. 


Mesmo quando achamos que Ele está dormindo, mesmo quando temos a sensação de estarmos sozinhos, perdidos ou abandonados... Deus está no controle de todas as coisas! Pode ter certeza! 

Ele pode fazê-las cessar a qualquer momento! 


Fiquem todos com a paz de Cristo, no poder do Espirito Santo e no amor do Pai.

Nenhum comentário: