Gênesis 14

Nos versículos de 1 a 12, vemos o relato de uma guerra entre os 4 reis mesopotâmios do oriente e os 5 reis do sul, incluindo os reis de Sodoma e Gomorra.

Os reis do oriente eram chefiados por Quedorlaomer, rei de Elão (atual Irã), que dominou os reis do sul durante doze anos, até que estes se rebelaram e tentaram livrar-se da opressão de Quedorlaomer.

Quedorlaomer e os reis que eram seus aliados, avançaram e derrotaram os reis do sul.

Na fuga os reis de Sodoma e Gomorra caíram dentro de poços de piche, os outros escaparam e foram para as montanhas.

Os quatro reis vencedores se apossaram dos bens de Sodoma e Gomorra e também capturaram Ló,
sobrinho de Abrão.
Gênesis 14.13 - 24 o resgate de Ló

Um habitante de Sodoma conseguiu fugir e levou a noticia à Abrão, que enviou seus empregados, 318 homens, em perseguição aos captores de Ló. Recuperaram então, tudo o que havia sido tomado, Ló, seus bens, mulheres e o restante dos prisioneiros.
Na volta para casa, os reis de Sodoma e de Siquem vieram falar com Abrão:

“Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho; era sacerdote do Deus Altíssimo; abençoou ele a Abrão, e disse: Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, que possui os céus e a terra, e bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus adversários nas tuas mãos! E de tudo Abrão deu-lhe o dízimo.
 “(Gênesis 14:18-20)

Tão logo Melquisedeque terminou, o rei de Sodoma falou.

“Então, disse rei de Sodoma a Abrão: Dá-me as pessoas; e os bens ficarão contigo.” (Gênesis 14:21)

Então Abrão, sabiamente, responde ao rei de Sodoma:

“Mas Abrão lhe respondeu: Levanto a mão ao Senhor, o Deus Altíssimo, o que possui os céus e a terra, e juro que nada tomarei de tudo o que te pertence, nem um fio, nem uma correia de sandália, para que não digas: Eu enriqueci a Abrão.” (Gênesis 14:22-23)

Abrão, colocou sua vitória na perspectiva correta dando a glória a Deus, pois toda vitória é de Deus.

Ló escolheu Sodoma e seu próprio interesse, e quase perdeu tudo por causa disso. Abrão escolheu seguir a paz e por isso lhe foi dada a vitória. Ló contou consigo mesmo e se tornou escravo. Abrão confiou em Deus e se tornou uma figura singular entre seus irmãos.

Nenhum comentário: