Gênesis 9 – Aliança ente Deus e Noé

A palavra aliança aparece 299 vezes na bíblia. Uma aliança simboliza acordo, tratado, união entre duas partes, mas o mais importante é a essência, a fidelidade.  Aliança é o símbolo de fidelidade que temos com Deus e ele conosco.

Aliança com Noé
Deus encontra fidelidade e obediência em Noé e cria um plano para salvar Sua criação. O dilúvio aconteceu e Deus salvou aqueles animais e a família de Noé, que seriam uma família fiel a Deus. Este foi um plano salvador de Deus para a humanidade cheia de pecado.

E eu, eis que estabeleço a minha aliança convosco e com a vossa descendência depois de vós. (Gênesis 9:9)

Com essa aliança, Deus promete proteger a terra para que não mais fosse totalmente destruída. Também estabelece leis de paz  para que os homens não se matem entre si. Também garante o equilíbrio da natureza entre dia e noite, sol e chuva, frio e calor para manter a paz na terra.
Deus proveu alimento para a família de Noé  que antes comia apenas ervas e frutos, agora poderia comer também a carne de animais com restrição de comer o sangue.

Deus mandou a família de Noé se multiplicar e crescer para povoar a terra prometendo lhes proteger.
A aliança de paz do Senhor é para proteger e sustentar. Ele cuida de nossas vidas e provê o que precisamos para viver.

A aliança de Deus sempre é eterna Ele nunca rompeu seu acordo conosco, o homem é que abandona o Senhor e invalida sua aliança. Por isso as alianças além de ter promessas de bênçãos têm também consequências para a desobediência.

Deus garante que a Aliança seria eterna e que se lembraria de cumprir sua promessa sobre toda a terra.
O arco de Deus (arco-íris) é o sinal da Aliança posto nos céus para que todos vissem. Deus tem prazer em assumir diante de todos que nos ama e que tem um compromisso conosco.

O sinal visível é para lembrar e fazer com que todos saibam da Aliança. Por isso na Nova aliança (Cristo) temos a Santa Ceia e o Batismo como sinais visíveis e públicos desta Aliança.
Precisamos todos os dias examinar a nossa consciência e a nossa mente, pois o compromisso que fizemos com Deus é o de vivermos a Sua vontade em nossas vidas e de guardarmos as Suas leis e os Seus mandamentos divinos sem ignorar a vontade do Senhor.

Atentemos ao sábio conselho do Padre Roger Araújo que li certa vez: 

“Assim é a nossa aliança com Deus, Ele da Sua parte leva muito a sério a aliança que fez conosco; o que nós precisamos é também levar a sério a aliança que fizemos com Ele.”



Nenhum comentário: