Todo Cristão tem um chamado? Efésios 4-11


Vamos começar analisando Efésios 4:15,16

“Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo.

Dele todo o corpo, ajustado e unido pelo auxílio de todas as juntas, cresce e edifica-se a si mesmo em amor, na medida em que cada parte realiza a sua função.” 




Vemos aqui que todo aquele que crê em Cristo Jesus como Senhor e Salvador, faz parte de um CORPO (Igreja), do qual o próprio Jesus é a cabeça. 

A palavra diz que esse corpo deve agir em UNIDADE, de maneira que todos (cada um em sua FUNÇÃO) ajudem-se mutuamente, para que esse corpo (igreja) cresça e seja edificado no proposito do Reino, para a glória de Deus. 



Todos nós fomos criados por Deus para fazer parte desse corpo e assim vivermos e desfrutarmos do Reino de Deus. Por esse motivo, mesmo que inconscientemente, você já deve ter-se perguntado “Qual o meu propósito? 
"Qual meu lugar?"
" Qual meu papel” 


Essa busca por um sentido à nossa existência, sempre esteve dentro de nós, mas quando conhecemos Cristo, isso fica mais aguçado e urgente. 



Em Efésios 4:11 temos uma lista de dons concedidos por Deus, a todos os membros do corpo de Cristo para a edificação (crescimento saudável) desse corpo. 



“E ele designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres...”(Efésios 4:11) 



Mesmo que você ainda não tenha percebido, certamente você também tem um desses dons que Deus te deu para ser usado em benefício do corpo de Cristo. 

Partindo do princípio que TODOS fazemos parte do corpo de Cristo (a igreja), alguns de nós temos nosso coração mais preocupado com a fundação desse corpo, para que ele não pereça e permaneça saudável. Esses Deus capacitou com o dom de Apóstolos



Outros de nós tem um relacionamento mais espiritual com Deus, com o propósito de dar direção ao corpo, de apontar o caminho certo e exortar quando necessário. Ele fala diretamente da parte de Deus e direciona o corpo segundo a vontade do Senhor. Esses tem o dom de Profetas



Já alguns de nós temos nosso coração ardendo por novos membros para esse corpo. Pessoas com uma sede incrível por anunciar o amor de Deus ao mundo. A esses Deus deu o dom de Evangelistas



Temos também pessoas que tem o coração cheio de amor e cuidado com os demais membros do corpo, eles tem uma preocupação tremenda em conhecer cada membro, orientar e cuidar para que todos estejam saudáveis e funcionando bem dentro do corpo. Esses tem o dom de Pastores



Por fim, temos outros sedentos e dedicados a conhecer cada vez mais a palavra de Deus e preocupados em ensinar ao corpo como andar de acordo com essa palavra. Esses tem uma busca incansável por mais conhecimento, passando esses ensinos aos demais membros do corpo. A esses é dado o dom de Mestres



Todos nós temos algum desses dons naturalmente impressos em nossa identidade. É esse dom que determina quem somos no Reino de Deus e no Corpo de Cristo. 

Quando temos uma IDENTIDADE dentro do corpo de Cristo, paramos de nos comparar, pois não existe um membro mais importante do que o outro. 

A comparação acontece quando nos sentimos superiores ou inferiores a alguém. Quando entendemos que TODOS somos importantes, mas temos funções e dons DIFERENTES, passamos a focar em aprimorar NOSSO dom, e já não há necessidade de comparação. 



Se cada membro do Corpo, tiver interesse em servir com excelência, de acordo com o SEU dom, conseguiremos atingir o objetivo, que é a edificação (crescimento saudável) do corpo de Cristo (a igreja) para a Glória do nome de Deus. 




Nenhum comentário: