Gênesis 21 – Deus cumpre suas promessas

“E o SENHOR visitou a Sara, como tinha dito; e fez o SENHOR a Sara como tinha prometido.” Gênesis 21:1-2


Aqui vemos mais uma vez Deus cumprir sua promessa. Deus, no tempo certo cumpriu a promessa feita a Abraão e Sara, dando-lhes um filho.

Abraão estava já com 100 anos e Sara com aproximadamente 90 anos quando nasce Isaque, o filho da promessa.



A bíblia nos diz que Sara ficou muito feliz o que à fez rir de alegria, diferente do riso de incredulidade relatado em Gênesis 18:12 “Assim, pois, riu-se Sara consigo, dizendo: Terei ainda deleite depois de haver envelhecido, sendo também o meu senhor já velho?” - agora esse riso é de alegria porque ela acredita que para Deus nada é impossível.

Um certo dia o filho de Abraão com a egípcia Hagar estava debochando de Isaque, Sara viu e pediu para Abeaão manda-los embora. Abraão fica chateado, afinal ele também é seu filho, apesar de ser fruto de um erro.

Deus então consola Abraão e diz para ele fazer conforme Sara havia pedido, pois o filho da promessa era mesmo Isaque, mas Deus prometeu não abandonar Ismael.

Para Abraão foi difícil despedir seu filho. Mas sabendo que assim Deus queria, ele o fez. Agiu assim porque confiava no Senhor.

Abraão então manda Hagar e o filho embora com um pouco de pão e água, o que logo acaba e eles encontram-se sozinhos no deserto e com muita sede. Hagar deixa Ismael em baixo de uma arvore e se afasta para chorar, dizendo que não aguenta ver seu filho morrer.

Deus ouve a voz do menino e envia um anjo para falar com Hagar, ele diz para que ela não fique com

medo, pois Deus disse que fará dele uma grande nação. Então Hagar vê um poço e dá água ao menino. Enquanto Ismael crescia Deus estava ao lado dele. Ele morou no deserto e tornou-se um grande arqueiro e sua mãe conseguiu para ele uma esposa do Egito. 

Nesta mesma época, Abimeleque e o comandante Ficol reconhecem que Abraão é abençoado por Deus independente do que ele fizer, então pedem que ele prometa ser honesto e bondoso com Abimeleque e sua família, o que Abraão aceita fazendo uma promessa, dando a Abimeleque ovelhas e gado.

Abraão também separa 7 ovelhas de seu rebanho pedindo para que em troca das ovelhas Abimeleque devolva um poço que Abraão cavou e alguns empregados de Abimeleque haviam tomado a força. Esse lugar passou a ser chamado de Berseba (Poço do juramento), pois ali os dois fizeram um acordo por meio de juramento.

Abraão plantou naquele lugar um bosque e cultuou o Eterno, orando a Deus.

Abraão morou em território filisteu por longo tempo.

Nenhum comentário: