Gênesis 28 - A graça e o amor de Deus




Em Gênesis 27, Jacó rouba a benção que Isaque queria dar a Esaú. Por causa disso, Esaú planeja matar a Jacó quando seu pai viesse a falecer . Quando Rebeca fica sabendo, avisa a Jacó e tem a ideia de enviar seu filho até a casa de seu irmão Labão para fugir da ira de Esaú. Para convencer Isaque, Rebeca usa o exemplo dos casamentos mistos de Esaú , e, então, fala do desejo de que o filho fosse à sua parentela em busca de uma esposa, afinal, a benção de Deus estava sobre ele e não seria certo casar com mulheres cananeias.

Em Gênesis 28, Isaque concorda em enviar Jacó a Terra da sua parentela e o abençoa uma segunda vez. Agora sabendo quem ele realmente era.

Isaque aceita o fato de Jacó ter sido escolhido por Deus. Note que ele abençoou Jacó e lhe deu sábios conselhos.

Ele ordena que Jacó volte a Padã-Arã em busca de uma esposa, para que se casasse com uma mulher que adorasse o Deus verdadeiro; Pede a Deus que abençoe Jacó com muitos descendentes e para que dê a Jacó a bênção de Abraão. Isto envolvia a herança de Canaã e também um lugar na linhagem do Messias.

“E Deus Todo-Poderoso te abençoe, e te faça frutificar, e te multiplique, para que sejas uma multidão de povos; E te dê a bênção de Abraão, a ti e à tua descendência contigo, para que em herança possuas a terra de tuas peregrinações, que Deus deu a Abraão.” Gênesis 28:3,4

Esaú ao perceber que Isaque abençoou Jacó, e o orientou a casar com uma mulher não pagã. Entende que a sua união com as mulheres hititas não era do agrado de seu pai, ele tenta consertar a situação tomando uma terceira esposa - Maalate, filha de Ismael.

"Vendo também Esaú que as filhas de Canaã eram más aos olhos de Isaque seu pai, Foi Esaú a Ismael, e tomou para si por mulher, além das suas mulheres, a Maalate filha de Ismael, filho de Abraão, irmã de Nebaiote." Gênesis 28:8-9

Ele porém não havia percebido que Ismael não tinha sido escolhido por Deus para levar o seu pacto e a sua aliança às próximas gerações. Esaú não foi muito inteligente em suas ações, mas se importa com o que seu pai pensa, e não queria causar-lhe mais motivo de tristeza.

A PARIDA DE JACÓ
“ Partiu, pois, Jacó de Berseba, e foi a Harã;” Gênesis 28:10

Assim, Jacó partiu de Berseba, na Palestina, e foi para o Norte, para Harã, com o propósito de fugir de seu irmão e encontrar esposa entre os seus familiares. A jornada era longa e, estando já há cerca de cem quilômetros de distância de Berseba, parou num dado lugar para passar a noite. 

Usando uma pedra como travesseiro, Jacó adormeceu e, então, teve um sonho no qual viu uma escada que levava até o céu, com anjos que subiam e desciam por ela. No sonho, o Senhor disse a Jacó que lhe daria toda aquela terra, suscitaria uma grande descendência para ele, protegeria sua vida em todos os seus caminhos e o traria de volta um dia.

Deus veio até Jacó na base da graça incondicional. 

Veja que Ele não disse o que Jacó deveria fazer, mas o que Ele faria por Jacó. Deus prometeu a Jacó a terra de Canaã. Ele prometeu estar com Jacó em suas jornadas, e o trazer seguro de volta a Canaã.

Jacó ficou muito impactado com o sonho. Ele amava a Deus e acreditava em Suas promessas. Tendo crido nas promessas de Deus, ele fez votos para demonstrar sua gratidão:

1 - Aquele seria o seu Deus. Ele se dedicaria a adorar, servir e confiar no Deus verdadeiro.
2 - Betel seria o lugar onde ele adoraria e serviria a Deus.
3 – Ele entregaria o dizimo de tudo o que Deus lhe desse. 

“E Jacó fez um voto, dizendo: Se Deus for comigo, e me guardar nesta viagem que faço, e me der pão para comer, e vestes para vestir;

E eu em paz tornar à casa de meu pai, o Senhor me será por Deus;

E esta pedra que tenho posto por coluna será casa de Deus; e de tudo quanto me deres, certamente te darei o dízimo.” Gênesis 28:20-22

Deus vê nossa necessidade de transformação. Ele viu esta necessidade em Jacó. Deus está realizando o que ele prometeu a Abraão, uma aliança incondicional. Deus fez também uma aliança conosco, baseada no que Jesus fez por nós na cruz. Mas, da mesma forma que Jacó, precisamos de transformação em nossa vidas.


Aqui começa a intervenção de Deus no processo de transformação da vida de Jacó. Deus tinha planos para Jacó, planos que eram frutos da aliança com Abraão. Mas, Jacó não está pronto, precisa passar pelo processo de transformação. É muito importante notar aqui que Jacó nem estava ainda muito alerta sobre a intervenção de Deus na vida dele. Mas, mesmo quando não estamos percebendo, DEUS ESTÁ CONOSCO.

Nenhum comentário: