Pequena explanação sobre o Livro de Gênesis

Iniciaremos essa incrível caminhada de descobertas, conhecimento, relacionamento e intimidade com Deus através da leitura dos livros de Genesis e Salmos.

Toda doutrina bíblica tem seu fundamento no livro de Gênesis. Este livro é mencionado mais de duzentas vezes no Novo Testamento. Sem o livro de Gênesis seria impossível entendermos a Bíblia.

Gênesis revela o que o homem nunca poderia aprender por ele mesmo. Gênesis é o único livro da história da criação e dos primeiros dois mil e quinhentos anos da existência humana.

Nele encontraremos 2 capítulos descrevendo a história do universo, 9 capítulos relatando a história das nações e 39 capítulos tratam da história de Abraão, Isaque e Jacó, terminando com os filhos de Jacó no Egito. Estes homens eram os “Pais” das tribos de Israel.

Mas o livro de Gênesis também nos conduz a pessoa de Cristo. Esta não é apenas uma mera história da humanidade, mas o plano de salvação de Deus na história.

Aqui vamos entender a nossa realidade moldada por Deus: De onde viemos e para onde vamos; o que pensamos e o que fazemos; as pessoas com quem convivemos e como nos relacionamos com elas; os problemas que encontramos no caminho e as bênçãos que continuam a chegar.

Neste livro veremos uma sucessão de histórias de pessoas que amaram e brigaram, acreditaram e duvidaram, tiveram filhos e se casaram, experimentaram o pecado e a graça. Essas histórias mostram que Deus não age de forma impessoal e distante. Ele age conosco onde estamos e como somos.

Quem escreveu:

Atribuímos à Moises a autoria de Genesis, um humilde e obstinado homem que liderou um grande grupo de pessoas escravas para fora do Egito, com o propósito de transforma-las em uma nação sob o comando de Deus.

Para quem:

Moises registra nossas raízes desde a fundação do planeta e a criação da humanidade, porque Deus quer que todos saibam de onde vieram e para onde estamos indo.

Onde acontece:

Desde a criação do universo, até Abraão, Isaque, Jacó e seus 12 filhos que viveram no Egito entre 1900 e 1650 a.C.

O Egito que era uma potência comercial e empregava diversos estrangeiros, sendo muitos deles escravos.


Agora que já temos algumas informações importantes sobre o primeiro livro da nossa jornada, vamos começar... 

Nenhum comentário: