Gênesis 16 e 17 - Sarai e sua escrava Agar

Ora Sarai, mulher de Abrão, não lhe dava filhos, e ele tinha uma serva egípcia, cujo nome era Agar.

(Gênesis 16:1)







A bíblia nos relata em Gênesis 16, que Sara não agüentava mais esperar pela promessa de Deus de que ela seria mãe. Já idosa, resolveu agir por conta própria e dar uma “ajudinha” à Deus. 

Sara pediu que Abraão tivesse relações com sua escrava Agar, na esperança de poder ser mãe dos filhos da escrava. Agar era egípcia e serva de Sara, na posição de serva, teve que aceitar a decisão da sua senhora. Ela dormiu com Abraão e engravidou. Já grávida, ela desprezou Sara. (Gênesis 16:2-4) 


Sara reclama com Abraão que após ter engravidado, Agar à despreza. Então, Abraão diz para Sara fazer o que ela achar melhor, pois a serva é dela e foi dela também a decisão de tentar fazer Agar engravidar de Abraão. Sara começa a humilhar sua escrava e a destrata a tal ponto que Agar não aguenta e foge para o deserto. (Gênesis 16:5-7)

Deus envia um anjo ao encontro de Agar que fala com ela, junto a uma fonte de água no deserto.


E disse: Agar, serva de Sarai, donde vens, e para onde vais? E ela disse: Venho fugida da face de Sarai minha senhora. (Gênesis 16:8)


Neste momento o anjo diz que Deus vê a aflição de Agar e pede para que ela volte para casa de sua Senhora e fique lá, mesmo que esta lhe destrate. Pediu também para ela dar ao filho o nome de Ismael, prometendo a ela que sua descendência seria numerosa.

Sara então obedecendo a ordem de Deus, volta para casa de Abraão e quando nasce seu filho dá a ele o nome de Ismael. Abraão tinha 86 anos quando Ismael nasceu.


Sendo, pois, Abrão da idade de noventa e nove anos, apareceu o SENHOR a Abrão, e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-Poderoso, anda em minha presença e sê perfeito.E porei a minha aliança entre mim e ti, e te multiplicarei grandemente.(Gênesis 17:1-2)


Quando Deus reaparece para Abraão e reafirma toda a promessa anteriormente feita, Abraão ri e não consegue acreditar que ele aos 100 anos teria um filho com Sara também já com a idade avançada de 90 anos. Então Abraão pede que Deus abençoe Ismael pois não crê que terá outro filho além dele.(Gênesis 17:3-18)

Deus afirma que abençoará sim seu filho Ismael, pois tem escutado sua oração em relação a ele, e fará dele uma grande nação, mas também Sara dará a luz! “E disse Deus: Na verdade, Sara, tua mulher, te dará um filho, e chamarás o seu nome Isaque, e com ele estabelecerei a minha aliança, por aliança perpétua para a sua descendência depois dele.” (Gênesis 17:19)

Deus faz uma aliança com Abraão e pede para ele circuncidar, a partir daquele dia, a todos os nascidos na sua casa, e a todos os comprados por seu dinheiro. Conforme Deus ordenou, naquele mesmo dia foram circuncidados Abraão e Ismael seu filho (com 13 anos) e todos os homens da sua casa.

Nenhum comentário: